As mudanças de mercado são um fenômeno constante na economia global. O mercado está sempre em constante evolução, seja devido às mudanças na tecnologia, às tendências de consumo, às regulamentações governamentais ou às flutuações econômicas.
Um dos exemplos mais recentes de mudanças de mercado significativas é o impacto da pandemia de COVID-19. A pandemia causou um enorme impacto em vários setores, como turismo, restaurantes, eventos e entretenimento. Em contrapartida, outros setores, como o de tecnologia, comércio eletrônico e entregas, tiveram um aumento significativo na demanda.
Diante dessa transformação constante e algumas vezes inesperadas, é comum que empresários fiquem sem saber a melhor forma de proceder e se comportar com seu negócio no mercado, o que pode acarretar em problemas sérios para o empreendimento. Uma das formas possíveis para lidar com essa situação, é através da ciência de dados, como explica o sócio e fundador do Grupo Gabillaud, André Gabillaud.
“A ciência de dados ajuda as empresas a se adaptarem rapidamente às mudanças no mercado. Ele permite que as empresas coletem e analisem grandes volumes de dados com rapidez para identificar tendências e comportamentos do mercado, o que pode ajudar a prever mudanças futuras”, conta.
Para isso, conforme detalha André, as empresas podem implementar essas estratégias “através da coleta e análise de dados relevantes sobre o mercado, a fim de identificar tendências e oportunidades de negócios”. É possível ainda que elas utilizem os dados para “prever mudanças no mercado e tomar decisões estratégicas”.
“O Grupo Gabillaud, por exemplo, usa a ciência de dados para ajudar as empresas a identificar novas oportunidades de negócios. Nós analisamos os dados disponíveis no mercado para identificar tendências, padrões e comportamentos que possam ter um efeito sobre os negócios das empresas que tragam para os empresários um retorno sempre positivo para o seu negócio”, disse.
Com as mudanças de mercado, é comum surgir também a oportunidade de se obter vantagem competitiva frente aos novos negócios que podem surgir, ou entre aqueles que já estão no mercado há algum tempo. Para isso, o Grupo Gabillaud também garante bons resultados para donos de negócios, tudo através da inteligência empresarial utilizando, principalmente, a ciência de dados como ferramenta para alcançar esse objetivo.
“O Grupo Gabillaud também ajuda as empresas a manter sua vantagem competitiva através do uso da ciência de dados. Ele usa análises de dados para ajudar as empresas a criar estratégias de marketing, identificar novos mercados e aproveitar oportunidades que não estão sendo exploradas pelos concorrentes”, destaca.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Freepik