Quem atua no mercado sabe o quanto é fundamental a tomada rápida de decisões que impliquem em soluções para mitigar problemas e sanar questões que afetem o funcionamento eficiente do negócio. Atrelar esse processo ao aprendizado, conhecimento e experiência pode não ser o suficiente para que se alcance os resultados mais positivos e esperados, o que pode acarretar em prejuízos ao empreendedor e ao seu negócio.
Para a boa gestão de uma empresa em tempos como os de hoje, não se deve abdicar do que já se sabe a respeito do comando do negócio, mas se torna essencial agregar novidades que apresentem rentabilidade de tempo e financeira para quem produz. Essas características e resultados, que auxiliam quem trabalha no mundo dos negócios, são possíveis de serem obtidos através de um processo conhecido como ciência de dados.
“A ciência de dados se diferencia do método tradicional por ser mais baseada em análise de dados. Ao invés de gerenciar empresas usando apenas o conhecimento e a experiência, as empresas usam a ciência de dados para tirar conclusões sobre os dados coletados, que podem ajudar a guiar decisões de negócios. Isso permite que as empresas sejam mais eficientes e tomem decisões mais informadas e acertadas. Além disso, a ciência de dados pode ajudar a identificar tendências, prever resultados futuros, reduzir custos e aumentar a produtividade”, detalha sobre o tema André Gabillaud, sócio-fundador do Grupo Gabillaud, que atua no ramo da inteligência empresarial.
Para além de identificar as situações presentes na gestão, por meio da ciência de dados, o empresário conta ainda com a possibilidade de prever resultados futuros do seu negócio, o que permite uma avaliação de performance através do uso de técnicas, análises estatísticas e machine learning.
“Usando técnicas como regressão linear, redes neurais e árvores de decisão, as empresas podem prever os resultados futuros de determinadas ações de negócios. Isso permite que empresários tomem decisões informadas com base nos resultados previstos, o que melhora a eficácia das ações da empresa. Além disso, a ciência de dados pode ajudar a identificar problemas e oportunidades antes que eles aconteçam, permitindo que as empresas se preparem para os resultados futuros”, explicou o especialista.
Até mesmo no processo de contratação de novos funcionários a ciência de dados pode atuar e contribui de forma acertada para a empresa, seja pela facilitação no processo de análise de currículos, até mesmo pela decisão de escolha do trabalhador para o cargo ideal, tendo em vista sua formação e capacitação para exercer determinada função.
“A ciência de dados pode ser usada para ajudar na contratação de funcionários, por meio da análise de dados. As empresas podem identificar os candidatos com as habilidades e qualificações necessárias para o cargo e, além disso, a ciência de dados pode ser usada para prever o desempenho futuro dos candidatos, ajudando a selecionar aqueles considerados os para o cargo”, conta André.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Pixabay