Além da popularização de um produto ou serviço com base na sua qualidade e utilidade para o consumidor, toda e qualquer empresa deve manter uma boa relação com seu público. Seja através das redes sociais, site institucional, campanhas publicitárias, entre outras opções disponíveis.
Uma comunicação eficaz e bem planejada permite às empresas estabelecer e manter relacionamentos com seus clientes, aumentar a fidelidade à marca, melhorar a percepção sobre ela e, consequentemente, aumentar as vendas.
Para o Grupo Gabillaud, que atua no ramo da inteligência empresarial, a comunicação com os clientes é valiosa para o sucesso de qualquer empresa. A partir de uma comunicação efetiva, é possível criar, manter e aumentar sua base de clientes, além de conscientizar sobre seus produtos e serviços.
“O Grupo Gabillaud incentiva as empresas a investirem em diversas formas de comunicação, como o uso de redes sociais, campanhas publicitárias em TVs, rádios, outdoors e afins, além de um site institucional atualizado. Estas formas de comunicação são extremamente importantes para que as empresas possam criar uma imagem de marca positiva e construir uma base sólida de relacionamentos com seus clientes”, destaca André Gabillaud, sócio-fundador do Grupo Gabillaud.
Solução de crises
Através da comunicação, as empresas passam a contar com uma importante ferramenta de gestão de crises e de fomento de negócios. Havendo uma comunicação eficaz, que leve em conta a visão e os interesses dos públicos envolvidos, a comunicação entra como principal auxiliar na ação de minimizar os danos causados por crises e a recuperar a imagem da marca.
Segundo André, além dessa funcionalidade, a comunicação eficaz também pode ser usada como um meio de fomentar negócios, gerar novos leads e aumentar as vendas.
“A partir de uma comunicação adequada, as empresas podem criar um relacionamento com seus clientes, aumentar a fidelidade à marca, aumentar o interesse por seus produtos e serviços e, consequentemente, aumentar a possibilidade de gerar novas vendas”, afirma.
Comunicação como estratégia
A quantidade de comunicação que uma empresa deve utilizar para com o seu público e outros públicos estratégicos, depende de diversos fatores, entre os quais estão o setor em que atua, seu segmento de mercado, sua estratégia de marketing e a imagem que deseja transmitir ao público.
Uma vez que estes fatores sejam considerados, a empresa pode começar a trabalhar no plano de comunicação, definindo quais canais serão usados, a frequência de postagens, os tipos de conteúdos a serem publicados e a mensagem a ser passada.
“A análise de dados do público-alvo também pode fornecer informações importantes para definir a quantidade certa de comunicação. Por exemplo, a empresa pode verificar a frequência com que o público acessa seus canais de comunicação, quais conteúdos os interessam, quando eles são mais ativos, etc. Estas informações ajudarão a empresa a determinar a melhor frequência e o melhor tipo de comunicação para se dirigir ao seu público-alvo”, explicou André.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Pixabay