Da mesma maneira que o início de um novo ano representa o recomeço de um ciclo na vida das pessoas, para o mundo dos negócios essa realidade não é muito diferente. É neste primeiro mês do ano que empresários e donos de negócios costumam parar para analisar o desempenho do ano anterior com foco no que pode ser melhorado e ampliado a partir de algo que todos buscam de forma comum: planejamento.
Para elaborar da melhor maneira possível o planejamento dos negócios de forma estratégica para este ano de 2023, o sócio e fundador do grupo de inteligência empresarial Gabillaud, o engenheiro de produção André Gabillaude explica que “não existe receita de bolo, mas sim boas práticas” que levam a um resultado que garantirá sucesso para a empresa ao longo dos meses.
“Algumas empresas reúnem a liderança em um momento para reflexão, onde discutem pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e ameaças. Outras empresas passam a fazer isso nos últimos três meses do ano, para consolidar números e estratégias com a liderança em vários encontros. Outras preferem no início do ano, fazendo desse momento ‘novo’ um instante de reflexão e construção de estratégias”, disse.
Segundo André, o ideal é “estudar o mercado ao qual você opera, reconhecer as necessidades de atualização dessa estratégia e começar”. O engenheiro destaca ainda que é preciso levar em consideração alguns cuidados que precisam ser adotados ao longo desse processo, inclusive, no quesito finanças.
“Se torna necessário reunir a liderança e não fazer tudo sozinho e desenvolver, além da estratégia, o seu desdobramento. Já os investimentos, custos e finanças de modo geral, depende de cada tipo de negócio. Tem empresas que operam com essencialidade (alimentos, saúde, etc) e fazem parte de um grupo seleto cujo foco está sempre em tentar reduzir despesas e gerar melhor performance de vendas. Para outros, reduzir custos operacionais e traduzir isso em competitividade de vendas é fundamental. Aos prestadores de serviço, o reconhecimento no investimento em inteligência comercial é fundamental. Enfim, investimento sempre é necessário, desde que a sua estratégia esteja clara”, explicou.
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Banco de imagens Pixabay