Somente no primeiro quadrimestre deste ano, o Brasil registrou a abertura de mais de 1,3 milhão de empresas, de acordo com dados do Governo Federal. O número mostra a força do empreendedorismo no país, mas que, consequentemente, impõe novos desafios para o empresariado, afinal, em meio a tantas empresas assim, é preciso apresentar um diferencial para atrair clientes e fazer com que seu negócio ganhe destaque no mercado local, ou que cresça a nível nacional, se tornando uma referência em todo o país.
Beatriz Aragão, engenheira de produção e sócia do Grupo Gabillaud
No ramo dos negócios, se torna imprescindível que essas empresas possuam certificados e títulos que deem garantia da qualidade dos seus serviços e da organização e compromisso com o produto comercializado, o que pode ocorrer através da certificação ISO 9001. O termo diz respeito a um selo de qualidade utilizado mundialmente que apresenta uma série de normas para as mais distintas áreas do mercado, responsável pela gestão do sistema de qualidade que atendem demandas da própria empresa, da sociedade e do comércio.
A engenheira de produção e sócia do Grupo Gabillaud, Beatriz Aragão, destaca que, através dessa certificação é possível “atestar o nível de qualidade da organização” como uma garantia para a empresa, tendo em vista a relevância e utilização do selo internacionalmente.
“A certificação é uma forma de atestar o nível de qualidade da organização através de um certificado com selo internacional, uma consequência da qualidade que é seguido pela organização. O selo promove a avaliação dos processos organizacionais para que sejam realizados sempre de forma mais efetiva e com maior nível de qualidade, ou seja, reduzirá atividades desnecessárias tornando sua equipe cada vez mais produtiva”, explicou.
Para que seja possível obter essa certificação, no entanto, é necessário realizar todo o processo de implementação, que consiste na preparação da empresa, elaborando toda a documentação necessária e treinando as equipes, levando em consideração o cuidado com alinhamento cultural, um trabalho feito pelo Grupo Gabillaud, como explica Beatriz Aragão.
“O serviço de implementação da ISO promove uma avaliação, planejamento e gestão, para que o mapeamento dos processos internos sejam realizados com esse alinhamento, buscando sempre trazer para o dia a dia as ações e projetos estratégicos. Todos da equipe ficam engajados em um mesmo propósito, com rotinas de análises críticas e de indicadores de desempenho que passam a se tornar cada vez mais presentes na rotina, incluindo ações e grupos de melhoria contínua”, detalhou.
Mesmo não sendo uma obrigação para as empresas, a engenheira enfatiza o fato de, através da ISO 9001, o empresário passa a contar com um documento que demonstra a qualidade do seu negócio. O selo orienta sobre um padrão de qualidade de referência internacional e é exigido, principalmente, em participação de processos licitatórios governamentais, sendo a certificação o requisito mínimo de participação.
“Esses são normalmente os cenários mais recorrentes que demonstram que a ISO é um caminho a ser seguido. Não existe nenhuma obrigação legal de certificação, mas se quiser se manter participante em alguns processos comerciais, a certificação já passa a ser pré-requisito para efetivação de contratos e, consequentemente, o crescimento da empresa ou do seu negócio”, finaliza.